Você está procurando um

Consultor de planos de negócios?

Teremos prazer em conhecê-lo e entender sobre seus negócios, agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo.

Contato Whatsapp

(44) 98850-8864

Desenrola Pequenos Negócios deve começar na próxima semana com descontos de até 90%

Publicado em 02 de May de 2024
Contábeis

O ministro do Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, afirmou que o programa Desenrola Pequenos Negócios, voltado a micro e pequenas empresas (MPEs), deve começar na próxima semana.

O programa visa permitir que o valor renegociado até o final de 2024, referente a dívidas vencidas há mais de 90 dias na data de publicação da Medida Provisória (MP), possa ser utilizado para calcular o crédito presumido dos bancos de 2025 a 2029. 

Essa medida proporcionará aos bancos a oportunidade de reforçar seu índice de capital, ampliando assim sua capacidade de concessão de crédito.

 

Este mecanismo é semelhante ao utilizado na Faixa 2 do programa "Desenrola Pessoa Física" (PF), aplicando-se apenas a dívidas bancárias. Destinado a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, o "Desenrola Pequenos Negócios" busca fornecer condições favoráveis para a regularização de débitos.

Segundo França, dada a similaridade com o Faixa 2 do Desenrola PF, é de se esperar que os descontos também sejam parecidos, variando entre 40% e 90%.

O governo optou por não estabelecer um prazo máximo para as dívidas inadimplentes, pois estas geralmente se referem a débitos mais antigos, com menor probabilidade de renegociação. 

 

Nesse sentido, os bancos poderão adotar estratégias mais agressivas de descontos para facilitar a renegociação dessas dívidas mais antigas.

Além disso, espera-se que outras regulamentações, incluindo aquelas relacionadas ao uso do Fundo Garantidor de Operações (FGO), sejam publicadas pelo governo para outras áreas do Programa Acredita.

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias